Dicas para melhorar a postura

A coluna vertebral precisa de atenção constante. Às vezes, pequenas atitudes no dia a dia que passam desapercebidas podem ter grande influência na sua coluna. A postura correta pode aliviar as dores e incômodos nas costas, joelhos, ombros e quadris. Hoje eu trouxe algumas dicas rápidas que você pode incluir na sua rotina e aos poucos perceber seus efeitos benéficos.

  • Não se incline Vai arrumar uma gaveta, recolher algo do chão ou limpar um móvel num nível mais baixo? É um vício de postura, quase que automático, inclinar o corpo em um movimento brusco em direção ao chão e retornar à postura inicial. O correto é realizar um movimento simples, mas que muitas pessoas se esquecem: o agachamento. Agachar-se com a coluna alinhada verticalmente e voltar à posição que estava antes, é o fundamental para não dar mau jeito nas costas ou favorecer o aparecimento de uma lesão.
  • Não durma de bruços Essa posição é a preferida de muitas pessoas depois de um longo dia de trabalho para relaxar. Por mais confortável que pareça, não é nenhum pouco benéfica para a sua coluna. Dormir de bruços causa uma sobrecarga e curvatura anormais na coluna. A melhor maneira de cuidar da coluna quando dorme, é de lado, com um travesseiro para apoiar a cabeça e outro entre as penas para que a coluna fique alinhada ao quadril.
  • Distribua o peso igualmente Todos nós temos um lado mais ativo, até mais forte, do corpo. Isso pode nos fazer ter preferência de carregar objetos, como bolsas, de um lado ou até mesmo colocar todo o nosso peso em uma perna só quando ficamos de pé. Isso sobrecarrega o lado em questão, podendo assim causar desgaste, lesões e dores. A regra deve ser sempre o equilíbrio, ao carregar objetos pegue-os sempre com as duas mãos, prefira mochilas que possam ser equilibradas nos dois ombros ao invés de bolsas exclusivamente laterais e divida igualmente o peso nas suas duas pernas.

É claro que os cuidados com a coluna são bem mais amplos do que esses e que as dores podem surgir por outros motivos que não sejam posturais, mas de modo geral, as dicas acima devem te ajudar a manter uma postura mais ereta e ter a coluna saudável.