Estalar a coluna: será que isso é prejudicial?

Estalos na coluna

É muito normal vermos pessoas que possuem o hábito de estalar a coluna, às vezes como uma forma de exalar tensão, outras para aliviar dor e outras apenas por hábito mesmo. Mas será que estalar a coluna faz bem para o seu corpo?

Por que estalar a coluna?

Normalmente, as pessoas que chegam ao consultório com este hábito são aquelas que passam muitas horas do dia trabalhando na mesma posição ou realizando atividades estressantes todos os dias, o que causa uma sensação de desconforto. Por esse motivo, as articulações acabam ficando tensas e doloridas, o que desencadeia o desejo de estalar a coluna.

E, de fato, ao estalar a coluna sentimos um alívio e vem uma sensação de relaxamento e liberação da tensão, o que nos faz associar esse hábito como uma boa solução para esses momentos.

O que a fisioterapia diz?

Se você já estava tenso com a possibilidade desse hábito ser prejudicial a sua saúde, fique tranquilo. De maneira geral, não há problema em estalar as costas, apesar de existirem alguns mitos que cercam a ideia de que o ato pode ser prejudicial à coluna. Um deles é que estalar as articulações pode ocasionar artrose, mas isso não é comprovado cientificamente. Mas, na verdade, lesões não são comuns ao estalar as articulações.

Entretanto, é preciso se manter atento, para não depositar muita força ou pressão no momento de estalar, para evitar machucar ou deslocar ossos e articulações.

Realizar esse “estalo” mais de uma vez por dia também pode não ser a opção mais saudável a longo prazo. Por isso, minha dica é realizar alongamentos e exercícios suaves que irão ajudar a melhorar a força e a flexibilidade dos músculos da postura.

Dica extra ITC Vertebral: Exercitar a fim de tornar sua coluna a mais saudável é sempre o melhor caminho. 

Procure a ajuda de nossos especialistas se tiver sintomas graves, recorrentes ou de longa duração.