O que causa dor nas costas?

Reclamações de dores nas costas são frequentes em consultórios e hospitais no mundo inteiro. Essa dor que é considerada comum por muitos pode, na verdade, ser um sinal de que algo mais grave está acontecendo.

É claro que depois de atividades intensas que não estamos acostumados, mudança de rotina nos exercícios ou um dia estressante as costas podem doer devido à exaustão à qual foi submetida ao longo do dia, mas quando episódios de dores fazem parte da sua rotina é importante não achar banal e procurar o tratamento adequado o mais rápido possível. Dor nas costas pode ser tão grave que estudos mostram que, somente em 2017, cerca de 116 mil brasileiros foram afastados do serviço devido às dores incapacitantes.

As principais causas de dor na coluna:
As dores nas costas, mesmo parecendo ser a mesma coisa, têm origens e motivos diferentes. Aqui, estão as mais comuns:

  • Síndrome miofascial (ou dor muscular): Esse tipo de dor tem como característica aparecer depois de movimentos bruscos ou repetitivos, permanência na mesma posição por longos períodos e/ou carregar peso em excesso. Quando acontece pelo menos uma das situações acima os músculos de sustentação da coluna, que trabalham de forma organizada, podem sofrer um grau intenso de atividade muscular apenas de um lado e esse desequilíbrio já é suficiente para causar dor.
  • Hérnia de disco: A hérnia de disco tem como característica a saída do líquido pulposo através de uma fissura no anel fibroso do disco intervertebral. Essa relação complexa significa que a estrutura cartilaginosa localizada entre as vértebras da coluna, saiu do lugar; e esse deslocamento causa dor e/ou formigamentos em todas as partes que a raiz nervosa alcança como braços, mãos e dedos por exemplo.
  • Sedentarismo: A falta de prática frequente de exercícios físicos favorece a atrofia muscular. Essa atrofia com o passar do tempo e associada a um estilo de vida inadequado vai se transformar em uma sobrecarga de peso na coluna, o que faz o corpo trabalhar mais do que consegue e manifestar esse cansaço em forma de dor.
  • Envelhecimento: As alterações, normais, do envelhecimento do corpo humano pode gerar uma série de quadros desconfortáveis, entre eles a dor nas costas. Devido à perda de água no interior do disco vertebral, a queda na produção de colágeno, afrouxamento dos ligamentos e a musculatura de sustentação da coluna atrofiada são fatores que podem causar quadros de dor nas costas constantes.

Claro que essas são as causas mais comuns, o corpo humano é uma máquina complexa é uma combinação enorme de fatores interno e externos podem causar ou agravar as dores nas costas. Ao menor sinal de incômodo, não hesite, procure um especialista e cuide o mais rápido possível das suas dores.