O que é vício postural?

Quando falamos de vício postural não é difícil imaginar o que isso quer dizer. Mas o que nem todo mundo sabe são as particularidades desse quadro que pode ser um grande vilão para a saúde da sua coluna. Por isso, hoje eu trouxe um texto pra explicar melhor o que é e como tratar.

Pode parecer exagero, mas é preciso estar atenção em como nos locomovemos, sentamos, deitamos, enfim, quais posturas físicas nos adotamos durante a nossa rotina. À primeira vista, pode parecer um hábito inofensivo, mas a longo prazo os vícios posturais prejudicam a postura e desalinham as articulações.

Os vícios posturais surgem quando o Sistema Nervoso Central identifica as nossas posições, mesmo quando erradas, como normais. Com a postura errada, a simples tentativa de sentar com a coluna ereta (ou realizar outro movimento da maneira correta quando o corpo já está acostumado com o jeito errado) causa um gasto energético ao qual você não está acostumado, fazendo com que haja um cansaço atípico e seja uma tarefa, aparentemente, árdua manter a postura.

O nosso corpo, salvas raras exceções, está sempre em movimento e se você não tem o hábito de prestar atenção na qualidade dos seus movimentos e posições, está na hora de começar. Entre os maiores vilões dos vícios posturais estão: o jeito que você dorme, como se senta na cadeira do trabalho, como ajusta o banco do carro na hora de dirigir e até a inclinação da cabeça na hora de usar o celular.

Nós do ITC Vertebral Jundiaí sabemos que os vícios posturais podem levar a encurtamentos musculares, dores, espasmos, compressão nervosa e tensões nos ligamentos e nas articulações, por isso, oferecemos um corpo clínico altamente qualificado e procedimentos para cuidar, com excelência, da sua coluna. Quer tirar suas dúvidas e se manter informado? Então é só conferir nossas páginas no Facebook e Instagram onde eu, Silvia Canevari, explico na prática, dando dicas incríveis, como ter hábitos posturais saudáveis.

Entre em contato conosco!

(11) 4805 – 4656​

(11) 97090 – 4410