Problemas de coluna te assustam?

Um médico avaliando um raio x

Degeneração, artrose, bico de papagaio, abaulamento, protrusão e desgaste. Esses problemas de coluna te assombram a cada vez que você vai ao médico? Calma, é claro que quando estamos com dor e vamos fazer um exame, não imaginamos encontrar no laudo tantas palavras estranhas que chegam assustar, como essas, que soam como sentenças de dor eterna.

Mas, ainda pior é quando o médico ou fisioterapeuta dizem que o seu caso não tem jeito mesmo e que você vai precisar conviver com isso por muito tempo. O que pode causar, além de dor, ansiedade e depressão.

A verdade sobre os problemas de coluna

Provavelmente você já ouviu falar do efeito placebo, certo? Aquele que a pessoa toma uma pílula de açúcar e se cura do problema. Pois é, existe um outro efeito: o NOCEBO. Que diferente de seu irmão que “cura”, ele te faz acreditar no que te falaram, ficando com medo  e piorando a sua dor.

Entretanto, hoje, viemos te contar que o nosso corpo sofre modificações e adaptações desde o nascimento e, a partir dos 20 anos de idade, cerca de 20 a 35% das pessoas já têm degeneração, desgastes, protrusão, abaulamento e nem por isso sentem alguma dor.

E é por isso que sempre afirmamos que não se deve basear o diagnóstico da dor de um paciente somente por exames de imagem. Um exame clínico – aquele que você fica com o profissional te fazendo algumas perguntas e te examinando é o que realmente consegue investigar e entender o motivo da dor. Diferentemente dos 5 minutos apenas lendo o laudo da ressonância magnética, constatando algo e receitando medicação ou cirurgia.

Por que isso pode piorar a sua dor?

Os exames de imagem são complementares e MUITAS vezes os achados não tem relação com a dor do paciente. São apenas “falhas” que já convivem com ele há muitos anos e que seu corpo já se adaptou. 

E esse “falso” diagnóstico pode te assustar. Alias, ele pode até mesmo fazer com que você se submeta a tratamentos agressivos que apenas irão piorar a sua situação.

Por isso, se esses problemas de coluna te assustam, mude a sua cabeça. Comece a acreditar na frase: pra toda dor tem sim um tratamento. Em seguida, entre em contato com a gente. Nós podemos te ajudar!