Tensão nos ombros e no pescoço

mulher com dor as duas mãos no pescoço, sinalizando dor

A dor na nuca, no pescoço e nos ombros é a companheira de muita gente, mas esse é um problema que não pode ser negligenciado. Entenda o que causa esse desconforto e quando essa tensão pode ser um alerta para problemas maiores!

Possíveis causas de tensão

Estresse no trabalho, congestionamento, problemas e preocupações diárias: que atire a primeira pedra quem não sente pulsar a tensão nos ombros e no pescoço após um dia cheio. Entretanto, essa pressão que muitas vezes sentimos pode não ser apenas fruto do cansaço e do desgaste físico e mental, mas também da má postura.

A longo prazo, a dor na nuca, no pescoço e nos ombros pode se transformar em problemas de saúde irreversíveis, trazendo consequências mais sérias conforme o avançar da idade.

Pensando nisso, produzimos este artigo para que você fique por dentro de 5 dicas eficazes para aliviar a dor no pescoço e ombro! 

Por que acumulamos tensão no pescoço?

Com a rotina, é comum sentirmos certo desconforto no corpo. Isso ocorre porque há diversos músculos no pescoço que se contraem excessivamente ao longo do dia, principalmente quando mantemos a mesma posição ou os mesmos movimentos durante nossas atividades diárias.

O nosso organismo reage quando existe algum sinal de ameaça. Contudo, ele não consegue distinguir a situação e costuma ter o mesmo comportamento diante do estresse.

Com isso, o cérebro envia sinais ao corpo, pressionando toda a musculatura corporal, o pescoço e os ombros são os mais afetados porque a região contém músculos que têm a função de nos manter em posição vertical.

Quando ocorre algum tipo de exaustão ou excesso de atividade, tais músculos são programados para permanecer em uma postura quase estática, provocando lesões.

Outro fator que faz com que isso aconteça é manter uma mesma posição durante muito tempo – isso sim pode causar incômodos e, consequentemente, dores.

Quais vícios de posturas podem causar dor no pescoço e ombro?

Quando passamos dia após dia horas na frente do computador ou estudando, sem movimentar a cabeça, isso pode causar dor, especialmente na nuca e agravar os sintomas com o passar do tempo.

Por isso, ao sentar tente ficar com as costas apoiadas, mantendo a tela do seu computador ao nível dos olhos, sem a necessidade de abaixar a cabeça. Além disso, faça pequenas pausas e movimente seu o pescoço nas várias direções para relaxar a musculatura.

O que pode ser dor na nuca e como identificar?

A nuca é outra região afetada pela tensão muscular no pescoço e nos ombros. Ela acontece principalmente quando olhamos para uma mesma direção por muito tempo, mas também pode estar associada a uma série de outros fatores.

Pressão alta:

A pressão alta é um exemplo de problema de saúde que pode causar a dor na nuca, também chamada de cefaleia occipital. Ela acontece quando há um desequilíbrio entre os líquidos presentes dentro do cérebro, causando pressão na caixa craniana.

Quando for este o caso, o ideal é seguir as recomendações médicas de quem o acompanha, descansar e evitar consumir alimentos que levam muito sal ou gordura, buscando equilibrar a pressão.

Efeito chicote:

O efeito chicote ou Síndrome do Chicote é uma lesão que pode ocorrer na região do pescoço quando a cabeça se move para frente e para trás subitamente. Esse problema está associado principalmente a acidentes de trânsito e a prática de alguns esportes.

Além da dor na nuca, é comum observar outros sintomas, como dor de cabeça, rigidez nos músculos do pescoço, espasmos musculares e dores nos ombros.

Embora o problema pareça simples, é essencial buscar ajuda profissional para ter certeza que não houve um trauma maior na coluna e seguir o tratamento indicado, tomando os devidos cuidados para que não haja o agravamento da condição.

Hérnia de disco:

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre nos discos da coluna após um acidente, ou várias lesões repetitivas ou por uma postura incorreta.

Esse problema geralmente é associado a um histórico de má postura no dia a dia e também de movimentos inadequados, e pode ocorrer na prática de exercícios físicos.

A hérnia pode causar dor na nuca, formigamento nos braços e pernas, dor nas costas, dificuldade de manter a postura ereta e até mesmo dificuldades em se locomover. Siga um tratamento adequado e evite o agravamento do problema.

Artrite reumatoide:

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que afeta várias articulações do corpo, causando dores intensas, principalmente nas mãos e pés. A nuca é uma região que conta com diversos pontos de articulações entre as vértebras e, por isso, pode ser facilmente afetada por essa doença.

Como a artrite é uma doença crônica, é importante tomar a medicação adequada nos períodos de crise e procurar a prática de fisioterapias leves e sem grandes impactos para as articulações.

O que fazer para prevenir a tensão no pescoço e nos ombros?

Existem algumas dicas simples que ajudarão você a evitar a tensão, como:

Procure quando não ficar muito tempo numa mesma posição: movimente-se e mantenha o pescoço e os ombros numa posição neutra.

Procure adequar a posição a altura do seu travesseiro (sua altura deve ser equivalente à distância do ombro até o pescoço);

Beba bastante água: a água é a maior aliada para a saúde. Afinal, ela mantém todo o organismo hidratado, prevenindo o surgimento de diversas doenças, pois os discos que ficam entre as vértebras necessitam de hidratação constante para o seu bom funcionamento.

Procure por um estilo de vida saudável: alimentação e atividade física moderada e regular.

Se o desconforto estiver muito grande, é fundamental procurar a ajuda de um um profissional para que ele possa avaliar o seu estado.

Apenas entender o que pode ser dor na nuca não é o suficiente para garantir a sua saúde. Portanto, siga o tratamento à risca e proteja o seu bem-estar e qualidade de vida!

Essas dicas trouxeram alguma informação que você ainda não conhecia? Então, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar outras pessoas a acabar com as dores do dia a dia?

Texto: Patrícia Lacombe