Como melhorar e adaptar a postura

Como melhorar e adaptar sua postura

Ter uma boa postura é uma questão que vai muito além da estética, e está diretamente relacionada com a nossa saúde. Um melhor alinhamento do nosso corpo permite que tenhamos movimentos mais precisos e mais eficientes, além de proporcionar bem-estar, uma vez que a postura correta não sobrecarrega nossos músculos e ossos.

Adaptações de postura para o pescoço e ombros:

Um dos grandes problemas quando trabalhamos com computador ou usamos por muito tempo o celular, é a inclinação da cabeça para baixo. Isso leva à fadiga da musculatura postural posterior – atrás do pescoço que, com o tempo, pode resultar em dor.

Sendo assim, confira as dicas para minimizar esse problema:

1- Elevar a tela do notebook ou monitor desktop para a altura dos olhos. O mesmo vale para uso constante de telefone celular, usando apoios para notebook já prontos ou mesmo adicionar uma pilha de livros embaixo do monitor;

2- Para que não ocorra a elevação dos ombros, checar se a mesa está na altura correta – ao apoiar os antebraços, os ombros devem permanecer relaxados, longe das orelhas;

3- Evite o afastamento braços a frente do corpo. A solução está em encontrar maneiras para que fiquemos próximos dos aparatos que estão sendo utilizados (como teclado, mouse e telefone). O simples ato de trazê-los para perto do seu corpo já minimiza os possíveis problemas.

Adaptações para a região lombar:

A posição sentada está entre a mais utilizada para trabalhar nos últimos tempos, principalmente no momento de home office. E, por isso, as dores na região lombar e cervical tem aumentado tanto nos últimos 2 anos.

O jeito de se sentar muito tempo “esparramado”, ou seja, sentados sobre a região sacral com o bumbum afastado do apoio da cadeira, não é a melhor escolha.


Dicas:
1- Um dos cuidados com a postura indicados é dar preferência em sentar sobre os ísquios (os dois ossinhos embaixo do bumbum), evitando o vão na região lombar, diminui a fadiga na musculatura, e a sobrecarga nos ligamentos e discos;

2- Uma segunda tendência que temos ao sentar, é inclinar a coluna para frete. Ao deslocar o centro de gravidade para frente iremos sobrecarregar e fadigar a musculatura da região lombo-pélvica que é a base toda da coluna. A solução para isso é encostar o bumbum e toda coluna no assento e caso a cadeira não tenha apoio da lordose fisiológica, um rolinho ou almofada podem suprir essa função;

3- É preciso evitar ficar por muito tempo em uma só posição, coloque alarme para te lembrar levantar mais vezes durante o período de trabalho. Dessa forma, você evita que haja sobrecarga da musculatura e articulações no geral.

Melhores dicas para melhorar sua postura:

Quero começar com uma das mais mais importante: você deve se mexer e mudar de posição ou postura de tempos em tempos. E para facilitar lembrar disso e criar o hábito, use um timer ou o alarme do seu celular.

Além de fazer essa pausas e mudar de posição fazer exercícios leves e alongamento durante o período que você está trabalhando, pode ajudar ativar a circulação e nutrição dos tecidos.

Exercícios como: circular os punhos, os ombros, os tornozelos e a cabeça pode ajudar.

Não há nada como se movimentar. Movimento é saúde, movimento é vida. A estagnação adoece o corpo. Por isso, o melhor que podemos fazer é levantar, andar, mexer todo o corpo, se esticar em todas as direções e fazer o que o seu corpo pedir, além dos cuidados com a postura.

Basta se conscientizar e criar o hábito de levantar-se fazer algo de hora em hora ou a cada hora e meia.

Por fim, também sabemos que praticar atividades físicas regularmente aumenta a longevidade e colocar o corpo em constante movimento mantém nossas estruturas físicas saudáveis.

Se você tem apresentado dor e ela se repete ou não está passando, ajuda de um especialista.

Se vai iniciar atividade física, procure a orientação de um educador físico ou fisioterapeuta especialista na área.

Por isso, mexa-se.

E em caso de dores ou problemas posturais, não hesite em nos procurar. Clique aqui e fale conosco.