RPG: O que é e pra que serve?

Essa técnica chegou ao Brasil no final da década de 90. Conhecida pela sigla RPG a Reeducação Postural Global é uma das terapias mais conhecidas para tratar as lesões da coluna vertebral assim como de todo o corpo.

 

O que é?
A RPG foi criada pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard e busca tratar o corpo como um todo, mesmo que a dor esteja concentrada em uma só parte, partindo do princípio que o que importa não é apenas o sintoma, mas sim a causa. Entre os principais benefícios da prática estão o alívio de dores e tensões musculares, aumento da amplitude do movimento, melhora da estabilidade, mobilidade, equilíbrio e consciência corporal.

Como funciona?
Os tratamentos acontecem de forma individual e cada sessão, dura em média uma hora. Os exercícios que serão executados, dependerão da queixa de cada paciente e a abordagem que o fisioterapeuta escolher seguir.

Quem pode fazer?
A RPG é indicada para o tratamento de qualquer dor ou deformidade que estejam ligadas às causas musculares e articulares. Essa técnica é altamente usada como tratamento conservador para evitar as cirurgias. Um dos principais diagnósticos que podem ter ótimos resultados com a RPG é a hérnia de disco. Dores na coluna, em geral, também são um dos alvos onde, segundo estudo, 70% dos pacientes obtiveram melhora significativa na qualidade de vida.

O que você precisa saber?
Não existem dores iguais, nem dois corpos, logo, o objetivo da RPG é entender cada indivíduo de forma particular e individualizada levando em consideração suas particularidades, idade, histórico de doenças e muitas outras variáveis. Depois de pensar nisso tudo, é traçado um plano de ação para chegar ao melhor resultado no melhor tempo possível. O profissional que realiza a RPG reequilibra o individuo para que os resultados sejam os mais efetivos dentro do quadro de dor e/ou lesão de cada um. De maneira geral, podemos definir a RPG como sendo uma técnica de terapia física conservadora que previne e trata lesões osteomusculares e alterações posturais por meio de posturas terapêuticas que alongam, equilibram e reeducam as cadeias musculares de forma global ao corpo do paciente.

É importante ressaltar que como qualquer outro método da área da saúde, só deve ser feito por profissionais capacitados e com a orientação correta. Sente dores que diminuem sua qualidade de vida? Agende sua consulta no ITC Jundiaí e saiba as melhores opções para tratar seu caso.

Entre em contato conosco!

(11) 4805 – 4656​

(11) 97090 – 4410